• 21 de Abril de 2021

Pastorais e Movimentos

O Que é Pastoral?

Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue Jesus Cristo. Pastoral vem de Pastor. Nosso pastor é Jesus. Por isso é importante destacar que “FAZER” pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. E é isso o que Igreja Católica faz. Difundir os ensinamentos deixados por Ele nos evangelhos e nos livros sagrados escritos por seus discípulos. Isso é evangelização.

Pastoral não se resume em grupo de pessoas, mas é a ação desenvolvida a favor da vida plena. É ação organizada da Igreja para “atender” determinada situação ou uma específica realidade a exemplo de Jovens, Liturgia, Comunicação, Familiar, Carcerária, Catequese e diversas outras.

Quem serve nas pastorais, são chamados de Agentes de Pastoral que regularmente participam de cursos e encontros de formação para que possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que fazem e da correta finalidade do seu trabalho.

Nossa paróquia é abençoada com várias Pastorais que atuam em diversas áreas e levam apoio, orientação e conforto espiritual aos nossos irmãos que frequentam ou não nossa comunidade.

SEJA UM VOLUNTÁRIO: Se tiver interesse em nos ajudar, colaborando no trabalho pastoral, entre em contato na secretaria da paróquia. Lá você será bem acolhido, e trabalharemos juntos para que você encontre uma pastoral ou movimento que mais se adeque ao seu perfil e às suas disponibilidades. Toda ajuda será muito bem-vinda.

Pastoral da Criança

É um trabalho voluntário das(os) líderes comunitárias (os) capacitadas (os), para acompanhar gestantes e crianças de zero a seis anos, promovendo a vida em abundância e criando uma cultura de paz através de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania desenvolvidas na comunidade. É ecumênica e não faz discriminação de cor, raça, religião ou opção política.

Ministros Extraordinários da Comunhão

O ministro extraordinário da comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde é como uma ação evangelizadora que se compromete a promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida.

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo é uma Pastoral que prepara para o sacramento do Batismo, sinal que, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja Missionária, para vivermos como verdadeiros filhos seus, irmãos entre nós. Tem como objetivos, preparar pessoas adultas, principalmente os pais, junto com os padrinhos, para que tenham consciência da importância do Sacramento do Batismo, como iniciação cristã, pertença à Igreja, identidade católica, na vivência da fé eclesial missionária. Comprometer-se a educar os filhos na fé da Igreja e receber os demais Sacramentos.

Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) atua como eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Em sua missão, deve irradiar ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral, as quais ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora eclesial.

Coroinhas

O ofício dos acólitos consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a missa ou celebração da palavra, sendo ele essencial para o bom andamento da celebração.

Apostolado da Oração

Uma associação de fiéis, que por meio do oferecimento diário de si mesmos, se juntam ao sacrifício Eucarístico e, deste modo, pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo.

Pastoral Familiar

É a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meio de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias na convivência interna e com a sociedade. Também se destina à formação da pessoa humana independente de sua situação familiar, com o propósito de promover a sua inclusão e resgatar seus valores e sua dignidade.

PLC Feminino

Resumo

PLC Masculino

Resumo

Econtro de Jovens com Cristo

O encontro de jovens com Cristo (EJC) é o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. É o primeiro anúncio ao jovem de que Jesus Cristo é o Salvador.

Treinamento de Lideranças Católicas

É missão do TLC ser missionário e formador de lideranças. A ideia do grupo é resgatar adolescentes, jovens e adultos afastados das atividades da Igreja e incorporá-los em pastorais, etc. O grupo segue um manual, escrito por Padre Haroldo e Maria Lamego, e serve como guia para criação de novos grupos e roteiros de encontros.

Encontro de Adolescentes com Cristo

EAC é um movimento que acolhe e se dedica aos adolescentes de nossa comunidade.

Renovação Carismática Católica

A Renovação Carismática Católica é um Movimento eclesial mundial da Igreja Católica Apostólica Romana que busca uma crescente consciência a respeito da presença e ação do ESPÍRITO SANTO na vida dos fieis, propiciando a seus membros uma constante e significativa renovação espiritual.

Vicentinos

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), fundada em Paris no ano de 1833, é uma organização de âmbito internacional.

Catequese

A Pastoral da Catequese Infantil realiza encontros semanais na preparação das crianças para que recebam os Sacramentos da Eucaristia (1ª Comunhão) e Reconciliação (Confissão). A Evangelização conta ainda com dinâmicas em sala, encontros e teatros.

Grupos de Reflexão (Círculos Bíblicos)

Refletir sobre questões da vida cotidiana à luz da Palavra de Deus. Este é o objetivo dos Círculos Bíblicos, uma prática que vem desde o Concílio Vaticano II, que insistiu para que os cristãos retomassem a Bíblia em mãos e começassem a fazer dela seu livro de cabeceira.

Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo tem como missão o processo de conscientizar todos os paroquianos sobre sua responsabilidade para com a comunidade paroquial onde vivem e da qual fazem parte.

Música Litúrgica

A música tem o poder de tocar e abrir o coração dos fiéis para a Palavra de Deus, fato que revela a importância dos ministérios de música nas paróquias e comunidades. É fundamental que a Pastoral da Música conheça a liturgia e as canções adequadas para cada momento litúrgico para ajudar nessa missão.

Liturgia

É a atualização da salvação, desejada pelo Pai, realizada por Jesus Cristo e continuada pela Igreja sob a ação do Espírito Santo. É a ação celebrativa da Igreja que reúne a comunidade, santifica as pessoas e dá graças a Deus Pai através de sinais, palavras, cantos, orações e símbolos.

Mães que Oram

O Movimento Mães que Oram pelos Filhos tem cumprido sua missão de capacitar um exército materno para promover atividade apostólica e se colocar em batalha espiritual para salvação e restauração das famílias. Com isso, tem atingido seus objetivos de interceder em favor dos filhos e formar mães para serem intercessoras que estarão a serviço, segundo o coração de Deus, para salvar as almas dos seus filhos e os do mundo inteiro.

Login