28 3548-1333      28 99965-1957

História

A Paróquia não é uma estrutura, um território, um edifício, mas é a família de Deus, como uma fraternidade animada pelo espírito de unidade; é uma casa de família, fraterna e acolhedora, é a comunidade dos fiéis.

Com efeito, cada paróquia está fundada sobre uma realidade teológica, pois é comunidade eucarística. Isso significa que é comunidade idônea para celebrar a eucaristia, na qual se situam a raiz viva do seu edificar-se e vínculo sacramental do seu estar em plena comunhão com toda a Igreja. Essa idoneidade repousa no fato de a paróquia ser uma comunidade de fé e orgânica, isto é, constituída pelos ministros ordenados e pelos outros cristãos, na qual o pároco, que representa o bispo diocesano, é o vínculo hierárquico com toda a Igreja particular.

Assim, cada atividade paroquial precisa ser fecundada pelo amor, para que seja mediação efetiva de encontro com Deus. Para tanto, fazem-se necessário três paradigmas: identificar a finalidade da paróquia; estreitar os vínculos entre os paroquianos; selecionar os melhores processos de interação com outras paróquias.

Para que atinja sua finalidade, a paróquia deve ser acolhedora e solidária; lugar da iniciação cristã, da educação e da celebração da fé; aberta á variedade de carismas, serviços e ministérios; comprometida com os movimentos de apostolado e atento às distintas culturas dos habitantes.

A nossa paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos vem a 12 anos, realizando sua missão nestas terras de Irupi; como Igreja muito mais! Para isso, contou e conta com os serviços de muitas pessoas e com a força do Espírito Santo de Deus. Vale aqui resgatar um pouco, como tudo isso começou:

Considerando a grande responsabilidade que nos foi confiada na ação evangelizadora da igreja, no final do século e novo milênio; considerando a necessidade da igreja nessa região do Caparaó, ES; buscando um melhor acompanhamento pastoral das comunidades e conforme as prescrições do direito canônico, havemos por bem, erigir perpetuamente, a paróquia nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, no dia 13 de maio de 2001, nas dependências da Igreja São João Batista em Irupi, ES. Nesse ato, o bispo diocesano Dom Luiz Mancilha Vilela, deu posse ao Reverendo, Pe. Pedro Scaramussa na presença de grande multidão, representantes das 27 comunidades a saber: Alto Recreio; Barra Santa Rosa; Boa Sorte; Bom Destino; Burro Frouxo; Cantinho da Saudade; Cor. Aventureiro; Cór. Fundo; Cor do Lage; Fazenda Alegria; Irupi; Mafra; Padaria; Pequiá; Pilões; Pouso Alto; Rio Claro; Santa Clara; Santa Cruz; Santa Rosa; Santa Rosa de Lima; Santa Terezinha; São João do Príncipe; São José dos Três Pontões; São José do Irupi e Tinguaciba.

A Nova paróquia foi desmembrada das paróquias Nossa Senhora do Rosário em Ibatiba; Paróquia Nossa Senhora Mãe dos homens em Iúna e Divino São Lourenço em Ibitirama.

Pe. Pedro ficou entre nós até 2003. Era um homem muito trabalhador, afetuoso, estudioso e zeloso pastoralmente. Ele mesmo dava a formação pastoral para os leigos; Celebrava missas temáticas; ministrou curso de parapsicologia; e tentou sem muito sucesso fazer campos de Bocha em cada comunidade, como lazer para as pessoas. As comunidades devem muito a ele! Ficou pouco por aqui, por dois anos, vindo pro seu lugar um grupo de padres para ajudar na administração da paróquia! Na época era administrador diocesano Monsenhor Rômulo. Os padres Antônio de Nazaré da Pároco de Iúna, Pe. Antônio da Luz de Ibatiba e Pe. Marco Schuwam da paróquia Divino São Lourenço, foram indicados, para em conjunto administrar a nova paróquia. Cada um dos padres administradores com seu jeito e tempo, foram prestativos com a paróquia.

Eleito Novo Bispo pra nossa diocese, Dom Célio de oliveira Goulart, abriu-se a esperança de termos um Novo Pároco e isso aconteceu aos seis de fevereiro de 2004. Assumiu o padre Roberto José Gonçalves – chamado por todos... de padre Beto. No inicio tudo foi muito difícil até se conhecerem melhor, padre e comunidades. Houve de imediato uma identificação com a matriz... Padre Beto deu grande ênfase na Revitalização dos conselhos, nas formações continuadas e na liturgia... gostava muito de cantar!

Aos cinco dias do mês de fevereiro de 2009, Dom Célio Deu posse ao Padre Marcos Antônio Tavares Mota, vindo da diocese de Leopoldina, como administrador paroquial. Ele ficou aqui apenas um ano, mas deu pra perceber a sua atenção aos doentes, bem como suas limitações no sentido de administrar pessoas. Em agosto de 2009 foi criada a nova paróquia de Pequiá, São Paulo Apostolo, sendo nomeado como pároco, Pe. Enildo. A divisão se deu da seguinte forma: Setor Pequiá ficou sendo o território da Nova paróquia, ficando assim a Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos com 16 comunidades.

No dia 13 de fevereiro de 2010, assume como pároco Pe. Ismael Matielo, que logo com seu jeito simples, conquistou as pessoas e as comunidades. Zeloso, atencioso, cuidadoso com os doentes e as pessoas que passavam por algum sofrimento. Sempre disposto e com tempo, pra todos! Com assessoria do CEBI proporcionou a formação bíblica para as lideranças. Por seu jeito simples de ser a comunidade custou a perceber que o mesmo estava muito esquecido e que precisava de um melhor cuidado com sua saúde. Assim, após ser observado pelos irmãos padres do Regional e pessoas da comunidade que o queria muito bem, chegou em nossa paróquia no dia 25 de junho de 2012, padre Levy Ferreira das Neves , para acompanhar os trabalhos conjuntamente com Pe. Ismael para que o mesmo pudesse fazer seu tratamento. E infelizmente, logo no inicio do tratamento, por orientação médica, o mesmo teve que se afastar da paróquia, pois sua saúde merecia maiores cuidados. Assim, no dia 20 de setembro de 2012, padre Levy Ferreira das Neves, recebe o comunicado do bispo Diocesano Dom Dario Campos, que por questões de saúde transferiria padre Ismael para Piaçu, ficando assim Ele (Pe. Levy) como responsável, pela paróquia, até sua nomeação no dia o1 de janeiro de 2013. Nesse 1 ano e meio á frente da paróquia, Pe. Levy se mostrou muito organizado pastoralmente; Suas missas prende a atenção das pessoas; Faz Acompanhamento e dá formação pastoral aos leigos; cobra empenho e dedicação dos conselhos em questões Administrativas, das comunidades; Zeloso com os doentes; Valoriza os trabalhos das pessoas e comunidades; retomou as grandes festas e tradições de São João, Semana Santa; pregação de Retiros; Batizados de adultos e mutirão de casamentos; Empenhado em formar mais três comunidades: Nossa Senhora Aparecida, no bairro Carolino Barbosa, São Cristovam nas Boas Novas e Santa Luzia no sítio do Sr. Lourdes. Ficando assim nossa paróquia com 19 comunidades.

Tudo isso aqui posto, não é para exaltar e nem diminuir ninguém, mas para mostrar e celebrar a vida e a missão dessa igreja paroquial ainda adolescente, que cresce a cada dia com a força da fé desse povo, que conjuntamente com seus pastores, ministros e colaboraradores faz o Reino de Deus acontecer nessas terras de Irupi.

Hoje queremos dizer a Deus, muito obrigado por todos e por tudo que Ele por sua graça nos dá! No setor São Mateus as pessoas das comunidades: São Cristovão; Santa Cruz; Santa Terezinha e São José... No Setor São João as pessoas das comunidades: São Pedro; São João Batista; Nossa Senhora das Graças; Nossa Senhora Aparecida; Nosso Senhor Bom Jesus (cor. Fundo); No setor São Marcos as pessoas e comunidades: Santana; Barra de Santa Rosa; Santa Rosa de Lima; São Sebastião e Alto Recreio... no Setor São Lucas as pessoas e comunidades: Nossa Senhora da Penha (Cor. Do Aventureiro e Cor do Lage); São Bento e Menino Jesus (Mafra).

Que o Senhor fortaleça nossa fé e nossa caminhada enquanto Igreja doméstica e que nossos compromissos sejam animados pela força do evangelho na busca de sermos discípulos e missionários. Amém!

28 3548-1333

Praça da Matriz, 01 - Centro

CEP: 29398-000 - Irupi - ES

 

© 2018 Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos | Irupi-ES. Todos os direitos reservados.