Igreja em Saída

17.05.2019

Irmãos e irmãs

Estamos vivendo uma série intensa de renovações em nossa paróquia, com a instalação do novo crucifixo da nossa Igreja paroquial, na Semana Santa, além da nova fonte batismal, o novo altar e o novo ambão. Na festa de São João Batista, padroeiro do município de Irupi (24/06/2019 às 15h), Dom Luiz Mancilha, arcebispo emérito de Vitória, que foi quem erigiu nossa paróquia em 2001, presidirá à dedicação solene da nossa Igreja, que ainda receberá as quatro cruzes de dedicação, que serão ungidas com o Santo Crisma e receberão velas, símbolos de que a Igreja passa a ser um lugar ainda mais consagrado e especial para nosso encontro com Deus.

A partir de uma dedicação solene, uma Igreja se torna particularmente votada ao serviço divino. Portanto, nós precisamos compreender que nossa postura dentro do Templo do Senhor também precisa se desenvolver. Que haja mais silêncio e reverência, que a Igreja seja ainda mais respeitada e não usada para nada mais, a não ser a celebração dos sacramentos (Eucaristia, Batismo, Confirmação, Matrimônio) e dos sacramentais (adoração ao Santíssimo Sacramento, exéquias, catequeses etc.).

Tudo isso é muito bom e trará frutos espirituais excelentes para o povo de Deus. Porém, a maior renovação, a mais importante e urgente é a das pessoas, o que o Papa Francisco está chamando de "conversão pastoral": de uma Igreja de "manutenção do público" para uma "Igreja em saída missionária": no segundo semestre deste ano 2019, faremos as eleições pastorais em todas as nossas 17 comunidades eclesiais de base e em todas as coordenações de pastorais, movimentos e ministérios. Será um tempo de muita graça e ampliação dos nossos quadros, para dar espaço a novas lideranças. Desde já, convido todos vocês, irmãos, para entrarem em oração para que o Senhor da messe suscite novas vocações aos diversos ofícios que temos em nossa paróquia. Novas turmas de ministros extraordinários estão sendo formadas ao longo deste ano. Que os conselhos comunitários e as equipes paroquiais comecem a se movimentar para deixamos para trás todo desânimo e nos colocarmos à disposição do Senhor, para servi-lo com alegria e entusiasmo.

Aproveito o tema para compartilhar com vocês este texto disponível abaixo, que foi uma conferência que eu apresentei no último dia 15/05/2019 durante nosso encontro de formação dos presbíteros das 4 dioceses do Estado do Espírito Santo, em Domingos Martins. Neste texto, eu faço um estudo sobre o conceito "Igreja em saída", do Papa Francisco. Espero que você o leia e me acompanhe na reflexão, que ainda está em aberto, aguardando sua participação.

Paz no Senhor ressuscitado!

Juliano R. Almeida, presbítero

Clique para visualizar o texto