Uma Igreja paroquial em saída

23.11.2018

Novembro foi um mês intenso para nossa paróquia: recebemos a notícia da transferência de nosso então bispo diocesano para a missão de arcebispo metropolitano de Vitória; e, portanto, estamos com a “sede vacante”, ou seja, sem um bispo diocesano, à espera de que o Santo Padre o Papa nomeie um pastor para nós. Devemos rezar, pedindo ao Senhor da Igreja que providencie quanto necessitamos, Ele que conhece nossas reais necessidades.

Em novembro também celebramos a festa do nosso titular paroquial, Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, durante a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. Estamos discutindo, nas reuniões do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), se não seria mais vantajoso pastoralmente, nos próximos anos, celebrarmos a festa paroquial na solenidade da natividade de São João Batista, padroeiro do município de Irupi, que já é um festejo muito popular e com mais de um século de tradição.

Aconteceu também em novembro a Assembleia Diocesana de Pastoral, de 9 a 11 no centro diocesano de Jerônimo Monteiro. Assessorada pelo padre jesuíta Geraldo De Mori – por acaso, reitor da faculdade onde eu estou fazendo o doutorado, em Belo Horizonte –, a Assembleia, seguindo o tradicional método ver-julgar-agir, foi a conclusão de um longo processo iniciado em fevereiro de 2018 em todas as paróquias da diocese de Cachoeiro de Itapemirim. “O Espírito Santo e nós” decidimos que as urgências pastorais para os próximos 4 anos serão: em 2019, as pastorais socioambientais; em 2020, a iniciação cristã; em 2021, a juventude; e em 2022, a família; já em 2023 será feita a avaliação desse processo e a preparação da próxima Assembleia Diocesana.

Para o ano que vem, portanto, nosso principal objetivo enquanto paróquia e diocese é implementarmos projetos na dimensão sociotransformadora, atendendo ao apelo do Papa Francisco para sermos uma “Igreja em saída” rumo às “periferias existenciais”. Nosso CPP está refletindo a respeito. Estamos percebendo a necessidade de iniciarmos em nossa paróquia a Pastoral Ecológica. Para isso, estamos fazendo estudos para montar alguns projetos viáveis e possíveis à nossa realidade.

No dia 21/11, acompanhado pelo coordenador do conselho da comunidade Nossa Senhora Aparecida, sr. Ronaldo, eu fiz uma visita à sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município de Irupi, no bairro Carolino Barbosa, em vista de uma parceria entre essa associação e nossas 17 comunidades, pois os catadores trabalham bem abaixo de sua capacidade, enquanto muitos materiais recicláveis, que poderiam gerar renda e poupar o meio ambiente, vem sendo tratado como se fosse lixo. Podemos e devemos, portanto, a partir do início do ano que vem, transformar nossas comunidades eclesiais em pontos de recolhimento de materiais recicláveis, para ajudarmos a preservar nossa Casa Comum, a Terra. Que seja um importante passo de uma Igreja paroquial em saída.

Juliano, pároco