Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Todo ano, na semana de preparação para a solenidade de Pentecostes, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) realiza a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Neste ano, o lema da semana é "Gentileza gera gentileza", frase que se tornou célebre pelo testemunho do famoso "Profeta Gentileza". Este é o apelido do andarilho e ex-empresário José Datrino (1917-1996), que passou os últimos anos de sua vida pregando pelas ruas do Rio de Janeiro, convocando a civilização a uma mudança urgente de valores. A mudança radical em sua vida aconteceu após o grande incêndio de um circo, que matou mais de 500 pessoas em Niterói em 1961. José Datrino foi personagem central no cuidado e consolo dos familiares das vítimas, indo morar no terreno onde o incêndio ocorrera, e ali plantando um jardim.

O texto bíblico que fundamenta o lema da SOUC 2020 é o capítulo 28 dos Atos dos Apóstolos, que narra o naufrágio que o apóstolo São Paulo sofreu na sua última viagem para Roma, tendo sido acolhido e cuidado com cordialidade pelos habitantes da ilha de Malta.

Neste tempo em que vivemos, de tanta polarização política e ideológica, no mundo e particularmente no Brasil, com tantos episódios de intolerância, notícias falsas, agressividade e xingamento, a mensagem do Profeta Gentileza mostra-se, mais do que nunca, imprescindível. Nem deveria ser necessário lembrar: o verdadeiro Evangelho de Jesus é um novo modo pacífico e amoroso de viver; sua mensagem é de conciliação e unidade; sua pregação é o Reino da paz que brota da justiça, tendo esta uma dimensão vertical - no sentido de "justificação" através da graça pela fé - e uma horizontal - com implicações diretas no cenário político, econômico e social.