TardeMariana I

No último sábado, dia 02/03, realizou-se a "Tarde Mariana", o primeiro de cinco encontros que objetiva a refundação da Congregação Mariana em nossa paróquia. Fundada em Irupi pelo Sr. Samuel Soares de Souza, a Congregação teve sua última reunião registrada em 2005, e como não houve renovação do seus membros o movimento deixou de existir.

Com o objetivo de refunda a Congregação, nosso pároco pe. Juliano propôs a "Tarde Mariana", um momento de oração e catequese em desagravo ao Sagrado Coração de Maria, também conhecido como "Cinco Primeiros Sábados", tendo por base o pedido de Nossa Senhora à Irmã Lúcia (pastorinha de N. S. de Fátima):

"Em seguida, disse a SS. Virgem: 'Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz a todos aqueles que durante 5 meses, ao 1º sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas'" (memórias de Irmã Lúcia, a pastorinha de Nossa Senhora de Fátima, ed. Loyola, p.223)

Com a presença de representantes da Federação Capixaba das Congregações Mariana (Cachoeiro e Ibatiba) e dos congregados de Iúna, foi exposta uma breve história da Congregação, explicado sobre o uso das fitas, e sobre os objetivos, eventos e as reuniões dos congregados.

Pe. Juliano propôs que quem participar dos cinco sábados, estará com o nível de "ouvinte". Aqueles que quiserem continuar em formação, nas reuniões mensais, receberão a primeira fita de "aspirante", e após aproximadamente 12 meses, se permanecerem firmes, receberão a segunda faixa, a de "candidato". Após mais 12 meses de formação, aos que sentirem o chamado para continuar levando adiante os ensinamentos e práticas da Congregação, serão consagrados como 'Congregado Mariano".

Ao final, com a foto oficial dos presentes, todos assinaram a ata de refundação e já foram convidados para o próximo evento, dia 06/04.