Festa de São João Batista

No último dia 24, com muita alegria, celebramos a Solenidade da Natividade de São João Batista. Como vem acontecendo nas demais celebrações durante esta pandemia, a Missa aconteceu a portas fechadas, somente com a equipe da PASCOM, corpo litúrgico e membros da empresa Imppactimídia (que está fazendo as transmissões nas redes sociais).

Nossa preparação iniciou-se no dia 21/06, com a Missa presidida pelo pe. Carlos Henrique, da Paróquia de Santo André Apóstolo (Aracuí/Castelo/ES) e animada pela comunidade de São José de Irupi.

No dia 22/06, a animação ficou por conta da comunidade de Nossa Senhora da Penha (córrego do Laje), e a Missa foi celebrada por pe. Marconi, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Iúna/ES).

Na vigília e último dia do tríduo (23/06), a Missa foi celebrada pelo pe. Fábio Eduardo, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Ibatiba/ES) e animada pela comunidade Nossa Senhora da Penha (distrito de Santa Cruz).

Após a Missa da Vigília, como não foi possível a tradicional festa (com fogueiras, quadrilhas, leilões, etc) que acontecia desde 1911, foi preparado um vídeo com a Bênção da Fogueira de 2019 e também outras homenagens das nossas comunidades (clique aqui para acessar nossa página no facebook e os vídeos).

No dia 24/06, iniciamos logo pela manhã, com a Liturgia das Horas (laudes) em videoconferência (via Zoom) com membros do CPP e transmitida ao vivo pelo Facebook.

De forma especial, a Santa Missa também marcou o 1º ano da Dedicação de nossa Igreja Matriz a Deus e também a festa do titular de nossa paróquia, Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, que desde 2019, é celebrada no dia do padroeiro do Município (a data original é a Epifania do Senhor, em janeiro) e patrono da Igreja Matriz, São João Batista.

Animada pela comunidade de São João Batista, a Missa Solene das 17h contou ainda com a presença dos seminaristas Antony e Wellington (Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens), pe. Juliano refletiu sobre o chamado de João Batista e nos lembrou que todos nós temos uma missão, dada por Deus, que fomos pensados e amados por Ele, e assim, nenhum de nós é fruto do acaso. É necessário que sejamos "enraizados" em Deus, aderindo a Cristo de forma decisiva, como João Batista, concluiu.

Logo após a missa, iniciamos a procissão com a imagem de São João Batista por diversas ruas da cidade. Durante sua passagem, fogos de artifício ecoavam pela cidade e nas ruas, os fiéis saudava a São João com palmas e muita alegria.

Abaixo, algumas fotos de nossa Festa, e os links para outras fotos do tríduo e os vídeos que marcaram este momento: